quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo - Cultura Nacional

O Brasil fascina por sua miscigenação de raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas, e suas várias facetas refletidas na cultura nacional. A Cultura Nacional é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Culinária, música, artesanato, arquitetura, produções artísticas e festas populares ultrapassam as fronteiras do território nacional. 
O Brasil é o país da tolerância étnica, cultural, religiosa e social um ambiente de respeito e tolerância às diferenças e à troca de experiências. Tal convivência pacífica resulta em manifestações culturais versáteis e cheias de originalidade. A diversidade também dá o tom no rico acervo arquitetônico, desde o colonial barroco até o modernismo da capital federal, Brasília. O Brasil tem uma grande herança no campo das artes visuais. Na pintura, desde o barroco se desenvolveu uma riquíssima tradição de decoração de igrejas que deixou exemplos na maior parte dos templos coloniais. A imigração no Brasil foi de extrema importância para a formação da cultura nacional. Características dos quatro cantos do mundo foram incorporadas ao longo dos cinco séculos desde a chegada dos portugueses, em 1500. Além das contribuições de índios, negros e portugueses, a expressiva vinda de imigrantes de todas as partes da Europa, do Oriente Médio e da Ásia influenciou a formação do povo brasileiro. A imigração de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia, também contribuiu para a diversificação de costumes, hábitos e crenças, mas com um idioma comum.

Apesar de sua extensão territorial, fala-se o mesmo idioma em todas as regiões brasileiras. O português é a quinta língua mais falada, e a terceira entre as ocidentais, após o inglês e o espanhol. A Constituição Brasileira assegura o pleno exercício dos direitos culturais e define que o estado deve apoiar, incentivar e valorizar suas manifestações, além de proteger as culturas indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Entrevista transcrita de Ariano Suassuna sobre a Cultura Nacional para o 4°Simposio de Comunicação Integrada

Ao meu ver cada cultura tem um papel fundamental para o desenvolvimanto do país; que é o papel de iluminar o caminho. No meu entender a Cultura é a sede da honra e da alma de uma nação, então o que eu digo sempre; a cultura pode servir pra isso, agora a tarefa posterior é tarefa de políticos e de empresários, de soldados. Ta entendendo? Quer dizer, de levar aquele caminho, que é a cultura a uma eficácia prática que eu evidentemente não sei como é que se faz por que eu não pertenço ao ramo.

Ariano Suassuna

Documentário - Viva a Cultura Popular Brasileira




Um vídeo com roteiro e direção de Lázaro Ribeiro e Ton Dourado, sobre a diversidade cultural brasileira, num ponto de vista daqueles que produzem e dos que viabilizam seus meios de produção. Com foco nas manifestações artísticas.
Imagens de Lázaro Ribeiro, Ton Dourado, Mauro Silva e Marcelo Coutinho, edição de Marcelo Coutinho, trilha sonora de Cabruêra, com depoimentos de Ariano Suassuna, Rubem Alves, Sérgio Mamberti, Antônio Gomide, Célio Turino, Antônio Grassi, entre outros. Uma obra dedicada ao mestre Eduardo Benfica, feita em março de 2007.